segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Leituras de restaurante

Pesadelo na Cozinha:

- eu acho que o comum dos mortais quando se sente "um bocado maldisposto" não vai de propósito a restaurante para pedir um bacalhau com batatas sem azeite;
- crianças a distribuir o pão: onde está a ASAE quando é necessário?;
- sala de leitura no restaurante: eu pensava que um restaurante e uma clínica dentária não tinham nada em comum. Afinal sim: o cliente está todo entretido a meio do segundo capítulo de um romance (o que indicia que já está à espera da refeição há algum tempo) e lá chega o maranho. Oh que chatice, logo agora que o enredo estava a ficar interessante.

sábado, 8 de setembro de 2018

Macedónia do Norte

Hoje passou na SIC Notícias um rodapé a dizer que vai ser referendada a mudança de nome da Macedónia para Macedónia do Norte, e tudo porque a Grécia insiste que lá porque a Macedónia se chama Macedónia vai correr a querer o território grego fronteiriço e que também se chama Macedónia.
Julgava eu que ninguém queria saber disso, mas a partir do momento em que Angela Merkel resolve "recomendar" que se aprove a mudança de nome é porque afinal isso interessa.

Por mim não há problema que se mude de nome para Macedónia do Norte. Considerando que se entende que a nomenclatura passa a distinguir claramente as duas Macedónias, Macedónia do Norte é claramente melhor opção que a aberração Antiga República Jugoslava da Macedónia.

Mas já agora, caríssimos gregos: nunca ouvi falar de problemas da região belga chamada Luxemburgo por haver um país (e contíguo) com o mesmo nome, nem de problemas na região iraniana do Azerbaijão por haver um país (e contíguo) chamado Azerbaijão.

E se a Estremadura espanhola fosse independente? Portugal iria embirrar com o nome?