Por norma sou pessimista, mas por incrível que pareça acho que esta crise vai ter fim. E porquê? Senão vejamos: actualmente a crise é, por muito que a queiram fazer passar por outra coisa, uma crise de superprodução. Não há gente, nem dinheiro, nem paciência para comprar tudo o que se produz. Há casas a mais, há carros a mais, há electrodomésticos a mais, etc.
As implicações disto actualmente são uma verdadeira espiral: não se vende, o preço baixa. Baixa o preço, as empresas perdem lucro. Perdendo o lucro, têm de despedir trabalhadores. E com trabalhadores no desemprego, menos dinheiro há para consumir.
A população em geral vai sofrer e bastante. Vai querer desfazer-se do que passará a considerar supérfluo e não haverá ninguém a querer ou a poder comprar. Não faço ideia de quanto tempo isto poderá demorar, mas na minha opinião o fim da crise apenas chegará quando se sentir necessidade de determinados produtos. Aí sim recomeçará a produção em massa e a criação de empresas por toda a parte, até que se chegue a novo ponto de rebentamento...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário