sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Que canais na TDT?

Como eu tinha escrito aqui, a oferta de canais da TDT em Portugal seria francamente irrisória e muito longe de ser competitiva. Ou seja, gastou-se muito dinheiro com a instalação das antenas, com os descodificadores, com televisores novos, para quê? Para se incentivar à contratação de serviço de televisão paga.

Está mais que claro que a principal razão pela qual a população em geral condena a TDT é a sua escassíssima oferta de canais. Tudo mudou para ficar na mesma. Então, pensemos: que canais poderiam figurar na TDT? Analisando a oferta existente em Portugal e seleccionando apenas canais com produção no nosso país ou que fossem falados em português, dividi-os em que canais que deveriam obrigatoriamente figurar na TDT, pois são pagos por toda a gente, e que canais que poderiam estar também na TDT, pois temos exemplos de canais de cariz semelhante em Espanha.

Canais que deveriam obrigatoriamente fazer parte da TDT

RTP Informação
RTP Memória
AR Tv
Euronews (A RTP é uma das estações europeias que sustenta a existência deste canal)

Canais que poderiam fazer parte da TDT

SIC Notícias
SIC Mulher
TVI 24
SIC Radical
Porto Canal
Económico TV
Disney Channel
Canal Panda
MTV Portugal
Canal 180
Regiões TV
Económico Tv HD
RTP1 HD
MVM TV
Benfica TV
(A Bola TV - se existir)
Canal Q
SIC K



Portanto, 22 canais já seria uma oferta de canais competitiva, e que já poderia obrigar a televisão paga a fazer coisas mirabolantes...

Sem comentários: