sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Presentes para o Natal
- se o destinatário for católico, ofereça-lhe as obras completas de José Saramago;
- se o destinatário for comunista ou da extrema esquerda (noções que não raramente coincidem), ofereça-lhe o DVD que você próprio/a fez com as imagens da festa dos 20 anos do derrube do Muro de Berlim.
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Feriados e notícias
Agora pergunto eu: serão as pessoas tão burras para não perceberem quando há pontes e feriados possíveis quando olham para um calendário? Pior que isto só as reportagens que dizem que está calor no Verão e as pessoas vão para a praia ou está frio e chove no Inverno e as pessoas vão para a Serra da Estrela dizer que está frio...
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Sporting
Vi os dois últimos jogos em casa do Sporting e vincou-se a ideia que eu já tinha formada: durante o jogo o que mais se ouve é o homem (?) da Juve Leo a "cantar" ao megafone, qual feirante cigano ou das festas populares que há por todo o pais a anunciar que vai sair alguma coisa num sorteio. Chega a ser incomodativo ouvir um jogo todo qualquer coisa como
EEEEEEEEEEEEEEEH OLHA O LOMBO LALALALALALALARALA
(agora repitam isto mas com as mãos à frente da boca, para fazer o efeito megafone)
domingo, 29 de novembro de 2009
0:0
sábado, 28 de novembro de 2009
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Miguel Sousa Tavares
Robert Enke
Infelizmente, todos temos problemas e o ex-internacional germânico não conseguiu superá-los. Como dizia há pouco Gabriel Alves - e desta vez sem nenhuma calinada -, desejamos sempre que quem tem problemas consiga dar a volta por cima. Nem sempre é fácil, e, muitas vezes, não há mesmo volta a dar. Mas enfim, nem toda a gente reage da mesma maneira.
Resta-nos a recordação de um guarda-redes que veio para ser suplente do Benfica e acabou a fazer 94 jogos em três temporadas. Assinara por três épocas com o Benfica e cumpriu o contrato, pelo que me pareceram injustas as críticas que na época lhe fizeram por ir jogar para o Barcelona. Sejamos francos: jogar na Liga dos Campeões é uma coisa e jogar na Taça UEFA (ou nem isso) é outra, e ele sofreu a humilhação (e sem quaisquer culpas!) de apanhar com um 7:0 em Vigo. Jogar ao lado do Marco Freitas e do Sérgio Nunes é uma coisa, jogar ao lado do Rivaldo e do Luis Enrique é outra. Ganhar cinco vezes mais dinheiro pesa, seja para quem for.
Não me vou esquecer de numa das épocas o Benfica regressar ao trabalho num determinado dia de Verão e ele antecipar propositadamente as suas férias para começar a treinar e preparar desde logo a nova temporada!
Voltando à questão psicológica, parece que ele tentou sempre esconder tudo o que se passava e não terá procurado por ajuda psicológica (isto carece de confirmação). Pensei no seu compatriota Sebastian Deisler, uma antiga promessa do futebol alemão, que após repetidas lesões e depressões decidiu pôr um ponto final na carreira aos 27 anos. Não sei se ele é feliz ou não, mas enquanto esteve no Bayern, deu muito trabalho à entidade que lhe pagava... Deveria ter Enke seguido o seu exemplo?
EDITADO: afinal Enke procurou ajuda, sim, mas nunca quis ser internado.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Queda do Muro de Berlim, 20 anos depois
TOTÓS
Benfica TV de novo
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Como não me lembrei disto antes?
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Rúben Micael
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Vale dos lençóis
As coisas que se descobrem...
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
José Saramago, continuação
Entretanto, vinha eu para casa e eis que na antena 1 ouvi o Senhor Comentador: magnífico e diz o que eu queria dizer mas não tenho arte...
José Saramago
E, volto a dizer, não sou anti-religião...
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
A Bola online VI
"Kimi Kovalainen (McLaren-Mercedes) foi penalizado em 25 segundos por uma saída perigosa das boxes durante o Grande Prémio do Brasil, em Interlagos, e desceu de nono para 12.º classificado."
[Quem não souber o que se passa, veja na ligação que existe um piloto finlandês chamado Kimi Räikkönen e outro chamado Heikki Kovalainen]
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Estou estarrecido...
http://ciberduvidas.sapo.pt/pelourinho.php?rid=2125
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Religiões de Estado
Nou sou anti-religião, mas por estas e por outras às vezes dá vontade de ser...
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Olha, não é só cá...
New Year midnight on TV
Russian New Year is traditionally marked by the following sequence broadcast on TV: an address by the state leader, the chimes of the Spassky Tower, the anthem. If you are a real Russian, you will most likely be watching TV around midnight, sitting by a table full of delicacies together with your family and maybe some friends. Your glass of champagne (or vodka) should be ready. Drink it at the chimes. Then, as the anthem is being played, complain you could never remember its words (most Russians don’t).Mas sim, acho que era isto que se devia fazer em Portugal. À meia-noite, mensagem do Presidente da República, imagens da Torre de Belém, e o hino nacional!
Comparado com as fantochadas que se fazem cá...:
Passagem de ano na ORT, o canal público russo
Eleições autárquicas
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Isto irrita! X
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Círculos eleitorais
Mas vejamos um caso mais escandaloso: entre o CDS e o BE houve uma diferença de 35 mil votos e cinco deputados... e entre o BE e a CDU houve 110 mil votos de diferença... e só 1 deputado. E o PCTP/MRPP, que obteve mais de 50 mil votos, ficou sem nenhum!
Acho que aqui os pequenos partidos têm bastante razão de queixa!
domingo, 27 de setembro de 2009
Gripe A novamente
sábado, 26 de setembro de 2009
Gripe A outra vez
domingo, 20 de setembro de 2009
RTP
"Iniciativa! Hoje, às 14:30, na RTP2".
Enorme fuso horário.
Note-se que foi às 17:40.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Só mesmo eu...
terça-feira, 15 de setembro de 2009
A Bola online V
É impressão minha ou agora as superstições andam ao contrário?
sábado, 12 de setembro de 2009
:x
domingo, 6 de setembro de 2009
A Bola (desta vez não online) IV
"O número até poderia subir para 15 golos, não tivesse o internacional paraguaio falhado três grandes penalidades (Olhanense, particular; Marítimo e V. Guimarães, oficiais), uma das suas especialidades — nunca falhara na marca dos 9,15 metros."
Daqui a bocadinho o penalty é dentro da pequena área...
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Gripe A
Todos os dias lá vinha a inevitável sequência: "Foram confirmados n novos casos de gripe A. O número de afectados sobe para x", como se as pessoas que fossem afectadas nunca mais recuperassem (como se tivessem sida ou algo assim).
Por sorte temos uma ministra da Saúde que é médica e manteve a serenidade - por vezes, mais parecia que estava a dar consultas a toda a gente diante dos microfones - e, pergunto-me, o que teria acontecido se, por exemplo, Correia de Campos ainda fosse ministro?
Fica uma sugestão para as televisões conseguirem resultados históricos de audiências: uma entrevista EXCLUSIVA com uma vítima de gripe A:
"Este homem/esta mulher foi atacada pela gripe A e SOBREVIVEEEEEEEEEU e vai contar tudo à [nome da estação]. Uma história de vida apaixonante para conhecer neste [nome do noticiário]" repetidamente.
É óbvio que se tivesse sido um caso grave (como alguns que infelizmente aconteceram) até seria uma reportagem minimamente interessante. Caso contrário, podia tornar-se um quase sketch do Telerural, com um diálogo do tipo:
Entrevistador: Então diga lá como esteve naquela semana em que esteve doente!
Ex-doente: Foi uma coisa horrível. Fiquei uma semana sem sair de casa, não podia ir tomar café, nem levar o cão à rua, nem ver o Verão Total ao vivo...
Entrevistador: O que é que lhe aconteceu exactamente com a gripe A?
Ex-doente: Doía-me a cabeça, tive febre, falta de apetite... enfim, nada de especial.
Entrevistador: Só isso?!
Ex-doente: Só.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Manias idiotas...
(Tenho a nítida sensação de que este whatever é usado mais para a pessoa se gabar de quanto sabe inglês do que outra coisa qualquer. Enfim...)
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Ideia estapafúrdia
Praias da Margem Sul do Tejo
domingo, 19 de julho de 2009
Jogos da Lusofonia II
Curiosamente, a partir do dia em que eu falei da cobertura da RTP sobre os Jogos da Lusofonia, de repente começou a haver transmissões de manhã até à noite!
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Jogos da Lusofonia
- O Estádio Nacional deveria ser o "Estádio Olímpico" do evento. Afinal de contas, tem capacidade para 40 mil espectadores (sabemos que não enche, mas bolas...) e poderia acolher o atletismo e a maior parte dos jogos de futebol. Mas não, só vai acolher dois joguinhos de futebol. Assim de facto começa a não espantar que queiram mudar a final da Taça de Portugal para outro sítio, pois o seu argumento de que o Estádio Nacional só é utilizado uma vez por ano começa a tornar-se válido.
- No outro dia estavam a mostrar imagens do atletismo. E via-se que as marcas apareciam em mostradores manuais, semlehantes aos usados no Troféu de Atletismo do Seixal! Que obsoletismo completo!
Mas a grande razão pela qual eu acho que os Jogos da Lusofonia se tornarão um fracasso é a péssima divulgação que foi feita. Estou capaz de dizer que só 10% da população portuguesa sabe que estão a decorrer uns Jogos da Lusofonia, e será porque no sábado à noite andaram a fazer zapping e deram com a cerimónia de abertura na RTP1. E a RTP é uma das grandes culpadas por este fracasso: tanto empenho com as 7 maravilhas de origem portuguesa no mundo e, agora que havia uma grande oportunidade de unir a lusofonia e de os portugueses terem uma percepção real do contexto da lusofonia, os Jogos são tratados como uma coisa qualquer que por acaso acontece na região de Lisboa. Transmissões só de futebol e futsal (e acho que pouco ou nada mais), falta de informação absolutamente gritante... tudo isto leva a um desinteresse generalizado do público. Não espanta que todos os recintos desportivos estejam às moscas, pois quem deveria ter a obrigação de divulgar amplamente o evento não o fez.
Uma iniciativa tão louvável que está condenada ao fracasso... Temo pela sua continuidade em anos futuros.
Buraquinho da porta
Grandes obras públicas
TGV: contra, porque parece que nem condições há para o pôr a andar como deve ser. Além disso vai ficar mais caro ir de comboio que de carro...
Novo aeroporto: nem a favor nem contra, eu só espero é que façam uma coisa decente.
Terceira travessia do Tejo: completamente a favor. Mais, eu até diria que esta ponte é mais necessária que a Ponte Vasco da Gama, que a bem dizer nem sequer passa bem por Lisboa. Acho engraçado quando pessoas bem posicionadas socialmente no Porto (sim, porque não acredito que a população em geral pense o mesmo) vêm dizer que uma terceira ponte sobre o Tejo é uma afronta para a cidade e para o país. Vejamos: o Porto tem seis pontes (cinco em actividade) e ninguém se queixa. Nenhuma delas tem portagem, ambas as de Lisboa têm. Fui ver agora à wikipedia e, pasme-se, Londres tem "apenas" quatro pontes sobre o rio Tamisa! Mania de se armarem em coitadinhos...
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Benfica TV
Porque não tem anúncios da ZON!!
terça-feira, 7 de julho de 2009
A Bola online II
Nelson Évora conseguiu o melhor registo do Grupo B de qualificação e apurou-se para a final do triplo salto das Universíadas 2009 que estão a decorrer em Belgrado, na Sérvia. Nos 100 metros femininos, venceu a terceira eliminatória e conseguiu um novo recorde pessoal.
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=169556
domingo, 5 de julho de 2009
A Bola online
Alguns dos casos que me lembre referem-se ao Braga, que iria jogar contra o Estrela da Amadora (em vez do Estrela Vermelha) para a Taça UEFA, Federer, que iria iniciar a sua época no torneio de Doha, no Dubai (em vez de ser no Qatar) e o ciclista italiano Baldini que foi suspenso pela Federação Internacional de Esgrima.
Mas hoje é que A Bola decidiu inovar. Desta vez não é no conteúdo das notícias. Veja-se: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=169379
Quem é o autor da notícia? Nas outras notícias aparece sempre (ou quase) "Redacção", mas aqui não! É Federer a falar dele mesmo!
terça-feira, 9 de junho de 2009
Temo pela minha saúde
FRANCAMENTE! TENHAM VERGONHA!!!
É óbvio que assim ninguém decente vai querer ser presidente do Benfica, para só ter chatices...
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Dever cívico
domingo, 7 de junho de 2009
Resultados eleitorais
Noite eleitoral
sábado, 6 de junho de 2009
Eleições europeias
Se as casas de apostas internacionais atirassem com uns palpites para apostar, de certeza que iriam ter mesmo mais apostas que o número de votos nas eleições europeias. Ora vejamos:
- apostar em "A abstenção será tão grande que os votos estarão todos contados às 21:30" Sim ou Não? Aposte!"
- apostar em "Qual vai ser a percentagem da abstenção? Menos de 50% / Entre 50% e 60% / Entre 60% e 70% / Mais de 70%. Aposte!"
- apostar em "Quem vai ter mais votos? O Movimento Mérito e Sociedade ou o Movimento Esperança Portugal? Aposte!"
- apostar em "Este partido subirá a sua votação em comparação com as últimas eleições europeias, em 2004? (e seria dada a lista completa dos partidos) Aposte!"
- apostar em "supondo que os votos brancos e nulos se 'coligavam', teriam percentagem suficiente de votos para 'eleger' um deputado? Sim/Não? Aposte!"
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Final da Taça de Portugal
Para mim a final da Taça de Portugal (e a Supertaça também!) deve ser jogada no Estádio Nacional, até porque é o Estádio Nacional. E nos países onde há um Estádio Nacional, a final da Taça joga-se sempre lá.
Vamos admitir que o Estádio Nacional está podre e não tem condições como toda a gente diz. Então onde jogar? Em países como a Itália ou a Alemanha a final é sempre no estádio maior do país, quaisquer que sejam os finalistas, pelo que é lícito dizer que, se a final não for jogada no Estádio Nacional, a primeira opção tem de ser sempre o Estádio da Luz.
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Exibição personalizada
Afinal de contas, o que é uma exibição personalizada?
A minha experiência diz-me que as "exibições personalizadas" só acontecem quando uma equipa empata contra outra mais forte ou vence o jogo, sempre com menos posse de bola e atacando menos que o adversário. Porque é que quando uma equipa apresenta um vendaval ofensivo nunca faz uma exibição personalizada?
Esta restrição da atribuição da expressão (olha uma aliteração) é que não faz muito sentido, na minha opinião...
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Goleadores, nacionalidades e danças
Outro caso crítico são as equipas que derrotam algum dos "três grandes".
Se algum perde contra a Académica, "não estudou a lição".
Se for contra o Belenenses, "levou com a fúria azul" ou "levou n pastéis".
Se for contra o Rio Ave, "afundou-se no Rio Ave".
Se for contra a Naval, "perdeu a batalha Naval".
Se for contra o Marítimo ou com o Nacional, "levou um bailinho da Madeira".
Se for contra o Setúbal, "afundou-se no Rio Sado".
Se for contra o Leixões, "afogou-se no Mar"
E pronto, contra os outros não há problema nenhum. Se perdeu contra o Braga, "perdeu com o Braga"; se perdeu com o Paços de Ferreira, "perdeu com o Paços de Ferreira", se perdeu contra o Guimarães, "perdeu contra o Guimarães"; se perdeu contra o Estrela da Amadora, "perdeu contra o Estrela da Amadora"; se perdeu contra o Trofense, "perdeu contra o Trofense"...
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Crianças do campo
Ficamos com a sensação de que "vejam lá como é possível ser-se feliz de uma maneira tão simples".
No entanto, as crianças apresentadas, na sua maioria, ainda andam no 1.º ciclo. Qualquer pessoa que lide com crianças dessa idade sabe elas são muito curiosas e têm tendência a gostar do espaço amplo e aberto do campo, convivendo com plantas, pedras e animais.
Mas... depois dos dez anos... gostaria de saber o que aconteceria se as levassem para viver uma cidade, com tudo o que nela existe. A criança ficaria habituada às festas e aos jogos e a tudo o que se sabe. Quereria ela regressar ao campo para viver lá?
sexta-feira, 8 de maio de 2009
E esta...?
terça-feira, 28 de abril de 2009
Tempos modernos
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Bancos online
25 de Abril
terça-feira, 21 de abril de 2009
Televisão Digital Terrestre
Tenho tudo a favor da TDT, mas faço questão de alertar que estamos prestes a assistir a um puro exemplo do que é o gamanço. Ora bem:
1. Para se ter a TDT, ou se compram televisores apetrechados para a poder receber, ou se compram descodificadores (note-se: um descodificador por cada televisor, que fique bem claro) para se poder receber o sinal.
2. Proliferará a venda de aparelhos (tanto de televisores como de descodificadores) que serão comercializados como estando aptos para a recepção do sinal da TDT, mas sem estarem de facto equipados para tal - e palpita-me que não será apenas na Feira da Ladra;
3. Nas zonas rurais, com população mais idosa, menos instruída e a quem pouca diferença faz se há 3 ou se há 4 canais, será previsível que apareça um sem-número de vigaristas que se fazem passar por vendedores de televisores ou de aparelhos para a TDT, pretendendo apenas extorquir dinheiro aos pobres desgraçados que têm vergonha de parecer mal diante deles. Por isso, exorto todas as pessoas que tiverem familiares em zonas rurais (sobretudo idosos), sabendo elas que eles terão bastante dificuldade em lidar com o que é verdadeiro e o que não é, a tomarem a iniciativa de comprarem os equipamentos necessários à instalação da TDT e a pedirem afincadamente aos familiares para rejeitarem qualquer compra de algum aparelho electrónico relacionado com a TDT, mesmo que seja verdadeiro.
4. Ouve-se dizer que a Portugal Telecom vai subsidiar ou até mesmo suportar na totalidade a aquisição dos aparelhos. Hoje em dia já ninguém é enganado por uma afirmação destas. Com efeito, até acredito que a Portugal Telecom pode até oferecer aparelhos para a TDT, em troca de fidelização à MEO, ou à TMN, ou ao próprio serviço telefónico da Portugal Telecom. Fora isso, esqueçam.
5. Por fim, a lista de canais!! Segundo o que se ouve, com a TDT teremos 5 (cinco) canais livres! Uau, que espanto! Uma verdadeira revolução! E o resto do espaço fica reservado a canais pagos... Ora vejamos: se eu disser que em Espanha há vinte e tal canais livres pela TDT, fora os canais regionais... há aqui qualquer coisa que não bate certo. Além disto, sendo a RTP financiada pelos impostos, parece-me legítimo que toda a gente possa ter acesso a todos os canais da RTP que não sejam de âmbito regional: RTP1, RTP2, RTPN e RTP Memória. Pode argumentar-se que a RTP Internacional, RTP África, RTP Açores e RTP Madeira estarão dedicadas a um público residente fora do continente e, por isso, não faria muito sentido incluí-las. E sendo asim já seriam 7 canais. Mas... seria assim tão escandaloso incluir os outros canais portugueses? SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Radical, TVI24, Porto Canal, AR TV? É que assim já seriam 13... e continuaria a sobrar espaço de sobra para canais pagos.
Tradução errada é uma coisa, agramaticalidade medonha é outra
"Espero que vencemos o jogo e que sejemos campeões".
1. A frase transmite uma ideia desiderativa, pelo que teria forçosamente de ser conjugada no modo conjuntivo. Deste modo, a primeira oração devia ser "Espero que vençamos o jogo".
2. SEJEMOS?! "SEJEMOS" COMO, QUANDO, ONDE E PORQUÊ? É que eu nunca ouvi esta palavra (ou tentativa de palavra) na boca nem no papel de ninguém. Nunca ouvi semelhante infracção ao português desde que uma estúpida, estúpida, estúpida e estúpida colega da faculdade escreveu esteje num texto de um trabalho que tínhamos de fazer.
Deflação
Os preços baixam = maior poder de compra = estamos lixados.
Os preços baixam = parece que afinal a publicidade estava mesmo certa = há aqui qualquer coisa fora do vulgar.
Os preços baixam = ao que parece as pessoas poupam mais = "no poupar está o ganho" = mas parece que também está errado.
Enfim...
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Naturalizações
"Reunir-se-ão os capitães de ambas as selecções para jogarem ao pedra-papel-tesoura, à melhor de nove. Quem ganhar passará a ter-me como colega de selecção".
GNR
terça-feira, 31 de março de 2009
sexta-feira, 27 de março de 2009
Instrumental I
Tatarari tarara tarara tarara tarara ta ta ta ta
Música de entrada no Tetris.
terça-feira, 24 de março de 2009
Floresta
segunda-feira, 23 de março de 2009
Taça da Liga
A verdade é que nos dois primeiros penalties que Quim defendeu, atrás da baliza a publicidade dizia "GANDA DEFESA". Feliz coincidência... ou até amuleto!
sexta-feira, 20 de março de 2009
Exemplo a seguir pela Ministra da Educação?
Hora do Planeta
quinta-feira, 19 de março de 2009
Desporto na RTP
Nas tardes de sábado e domingo a RTP transmite uma panóplia de desportos (e bem), o que pelo menos sempre dá para calar aqueles que estão sempre a dizer que só dá futebol, etc, a conversa do costume.
No entanto, há várias coisas que, na minha opinião, necessitam de ser melhoradas:
1. O Desporto 2 tem um horário demasiadamente rígido. Tem de ter sempre quatro horas quer haja coisas para as preencher, quer não as haja. O problema é que em parte dos vezes há coisas que ficam por transmitir e noutras há repetições desnecessárias, muitas vezes até de "notícias" que passaram N vezes nos noticiários da RTP. Pegue-se no exemplo da TVE: o "Teledeporte 2" começa à hora que tiver de começar e acaba à hora a que tiver de acabar. Tanto pode demorar 2 ou 3 horas como pode demorar nove.
2. A RTP devia ter a obrigação de transmitir os jogos de hóquei em patins (porque é quem tem os direitos) pelo menos duas vezes por mês. E os jogos das competições europeias de basquetebol, andebol e voleibol, que ninguém lhes pega? O campeonato nacional de rugby também não tem "dono". E os jogos da selecção nacional da Taça Davis, em ténis? E a transmissão dos campeonatos nacionais de ciclismo e atletismo (nisto o prof. Moniz Pereira tem razão)? Será exagerado falar nas provas por etapas do ciclismo em Portugal (ao menos as internacionais) ou as principais corridas de atletismo que não envolvam passar as pontes sobre o Rio Tejo? Campeonatos internacionais de remo e canoagem, por exemplo, onde até há atletas olímpicos, onde estão?
3. Vamos admitir que é muita coisa para um canal só. Porque não haver um Teledeporte português, acessível a todos pela televisão por cabo, ou, futuramente, pela TDT, como em Espanha? E se tivermos em conta que no canal espanhol citado se transmite Roland Garros, os Masters Series de Ténis, as grandes provas de ciclismo e atletismo internacionais, e outros eventos que aqui só passam na Sport TV...
quarta-feira, 18 de março de 2009
Outra vez a ZON
terça-feira, 17 de março de 2009
Fórmula 1
Na minha opinião estas alterações são bastante injustas, na medida em que:
- não privilegiam a regularidade;
- põem a esmagadora maioria dos pilotos a não lutar por coisa nenhuma;
- aumenta (e bastante) o risco de vitórias combinadas entre dois membros da mesma equipa (imaginando que um tem cinco vitórias e o outro tem duas, faltando seis provas para terminar o Mundial, é altamente provável que tudo se conjugue para que aquele que tem duas deixe o que tem cinco ganhar, apenas e só para prejudicar os adversários).
A mim pareceria-me muito mais vantajosa a proposta que sugeria que o vencedor de cada prova marcasse 12 pontos, o que, sem ferir a regularidade, pivilegiaria um pouco mais o piloto ganhador.
Carraças
Como já referi numa mensagem anterior, as pessoas quando querem destas coisas vão à procura delas. Comecem a trazer pão, fruta e cereais, para nos pouparem trabalho, está bem?
segunda-feira, 16 de março de 2009
Descoberto!
Às vezes dá vontade de...
(Mas dizer isto depois de uma derrota com o Guimarães... enfim...)
quinta-feira, 12 de março de 2009
Aportuguesamentos
No outro dia li no Ciberdúvidas que as capitais da Ucrânia e Bielorrússia se devem escrever "Quieve" e "Minsque". Temos uma sensibilidade visual para as palavras que nos faz logo repudiar tais escolhas. Mas já que estamos numa de aportuguesar tudo, que tal uma lista com os países e capitais "aportuguesados"?
Com letra normal estarão os países e capitais cujos nomes em português estão consagrados e unanimemente aceites.
Em itálico estarão países e cidades cuja versão em português alterna com a versão "estrangeira".
Em negrito estarão versões em português que caíram completamente em desuso.
Em negrito+itálico estarão "propostas" de aportuguesamento (na sua maioria ridículas) para países e cidades que nunca vi estarem escritas "à portuguesa".
Para que não haja confusões com determinados países "duvidosos" (Kosovo, Sahara Ocidental, etc.), vou pegar apenas nos membros da ONU e da FIFA e outros unanimemente aceites...
Islândia --> Reiqueiavique (Reykjavík)
Ilhas Feroé --> Torsavne (Tórshavn)
Noruega --> Oslo
Suécia --> Estocolmo
Finlândia --> Helsínquia
Irlanda --> Dublim (Dublin)
Irlanda do Norte --> Bélfaste (Belfast)
Escócia --> Edimburgo
Gales --> Cárdife (Cardiff)
Inglaterra --> Londres
Portugal --> Lisboa
Espanha --> Madrid
França --> Paris
Andorra --> Andorra-a-Velha (Andorra la Vella)
Mónaco --> Mónaco
Bélgica --> Bruxelas
Luxemburgo --> Luxemburgo
Holanda --> Amesterdão
Dinamarca --> Copenhaga
Alemanha --> Berlim
Suíça --> Berna
Listenstaina (Liechtenstein) --> Listenstaina (Liechtenstein)
Itália --> Roma
Vaticano --> Vaticano
São Marino (San Marino) --> São Marino (San Marino)
Malta --> Valeta (Valletta)
Polónia --> Varsóvia
República Checa --> Praga
Áustria --> Viena
Eslovénia --> Liubliana (Ljubljana)
Eslováquia --> Bratislava
Hungria --> Budapeste
Croácia --> Zagrebe (Zagreb)
Bósnia-Herzegovina --> Saraievo (Sarajevo)
Sérvia --> Belgrado
Montenegro --> Podgoriça (Podgorica)
Albânia --> Tirana
Macedónia --> Scópie (Skopje)
Estónia --> Tálin (Tallinn)
Letónia --> Riga
Lituânia --> Vilnius
Bielorrússia --> Minsque (Minsk/Mènsk)
Ucrânia --> Quieve --> (Kiev/Kyiv/Kiïv)
Roménia --> Bucareste
Bulgária --> Sófia
Grécia --> Atenas
Moldávia --> Quichinau (Chişinău/Kishinev)
Turquia --> Ancara (Ankara)
Israel --> Jerusalém
Rússia --> Moscovo
Geórgia --> Tbilissi (Tbilisi)
Arménia --> Ierevan (Yerevan)
Azerbaijão --> Bacu (Baku)
Cazaquistão --> Astana
Canadá --> Otava (Ottawa)
Estados Unidos --> Uóchington (Washington)
México --> Cidade do México
Belize --> Belmopan
Guatemala --> Cidade da Guatemala
El Salvador --> São Salvador
Honduras --> Tegucigalpa
Nicarágua --> Manágua
Costa Rica --> São José (San José)
Panamá --> Cidade do Panamá
Baamas (Bahamas) --> Nassau
Bermudas --> Hamilton
Cuba --> Havana
Jamaica --> Quíngston (Kingston)
Haiti --> Porto Príncipe (Port-au-Prince)
República Dominicana --> São Domingos (Santo Domingo)
Porto Rico --> São João (San Juan)
Ilhas Virgens Americanas --> Carlota Amália/Charlote Amalie (Charlotte Amalie)
Ilhas Virgens Britânicas --> Cidade da Estrada/Roude Taun (Road Town)
Anguilha (Anguilla) --> O Vale/De Válei (The Valley)
Antilhas Holandesas --> Cidade de Guilherme/Vilemestade (Willemstad)
Aruba --> Cidade Laranja/Oraniestade (Oranjestad)
São Cristóvão e Neves (Saint Kitts and Nevis) --> Terra Baixa (Basseterre)
Antígua e Barbuda --> São João (Saint John's)
Monserrate (Montserrat) --> Plimaut (Plymouth)
Dominica --> Rosô (Roseau)
Santa Lúcia --> Castries
São Vicente e Granadinas --> Cidade Real/Quíngstaun (Kingstown)
Barbados --> Cidade da Ponte/Brídgetaun (Bridgetown)
Granada --> São Jorge (Saint-George's)
Trindade e Tobago --> Porto Espanha (Port-of-Spain)
Colômbia --> Bogotá
Venezuela --> Caracas
Guiana --> Cidade de Jorge/Jorgetaun (Georgetown)
Suriname --> Paramaribo
Equador --> Quito
Peru --> Lima
Bolívia --> A Paz (La Paz)
Brasil --> Brasília
Paraguai --> Assunção (Asunción)
Chile --> Santiago
Argentina --> Bons Ares (Buenos Aires)
Uruguai --> Montevideu
Síria --> Damasco
Jordânia --> Amã
Palestina --> Ramalá (Ramallah)
Iraque --> Bagdade (Bagdad)
Coveite (Kuwait) --> Coveite (Kuwait)
Arábia Saudita --> Riade
Iémen --> Sana (Sanaa)
Bahrein --> Manama
Catar (Qatar) --> Doa (Doha)
Emirados Árabes Unidos --> Abu Dábi (Abu Dhabi)
Omã --> Mascate
Irão --> Teerão
Usbequistão --> Tasquente (Tashkent)
Turquemenistão --> Asgabate (Ashgabat)
Afeganistão --> Cabul (Kabul)
Quirguistão --> Bisqueque (Bishkek)
Tajiquistão --> Duchambe (Dushambe)
Paquistão --> Islamabade (Islamabad)
Mongólia --> Ulan Bator
China --> Pequim
Índia --> Nova Deli
Nepal --> Catmandu (Katmandu)
Ceilão (Sri Lanka) --> Fortaleza/Cote (Kotte)
Maldivas --> Male
Butão --> Tímpu (Thimpu)
Bangladeche (Bangladesh) --> Daca (Dhaka)
Birmânia (Myanmar) --> Naipidau (Naypyidaw)
Tailândia --> Banguecoque
Laos --> Vienciana (Vientiane)
Vietname --> Hanoi
Hongue Congue (Hong Kong)
Macau
Camboja --> Pnom Pen (Phnom Penh)
Malásia --> Coala Lumpur (Kuala Lumpur)
Brunei --> Bandar Sari Begauan (Bandar Seri Begawan)
Coreia do Norte --> Pionguiangue (Pyongyang)
Coreia do Sul --> Seul
Japão --> Tóquio
Formosa (Taiwan) --> Taipé
Filipinas --> Manila
Indonésia --> Jacarta
Timor Leste --> Díli
Guam --> Agana
Marrocos --> Rabat
Mauritânia --> Nuaquechote (Nouakchott)
Senegal --> Dacar (Dakar)
Cabo Verde --> Praia
Gâmbia --> Banjul
Guiné-Bissau --> Bissau
Guiné --> Conacri (Conakry)
Serra Leoa --> Cidade Livre/Fritaun (Freetown)
Libéria --> Monróvia
Argélia --> Argel
Mali --> Bamaco (Bamako)
Burquina Faso (Burkina Faso) --> Uagadugu (Ouagadougou)
Costa do Marfim --> Iamossucro (Yamossoukro)
Gana --> Acra
Togo --> Lomé
Benim --> Porto-Novo
Tunísia --> Tunis
Níger --> Niamé (Niamey)
Nigéria --> Abuja
Líbia --> Trípoli
Egipto --> Cairo
Chade --> N'Djamena
Sudão --> Cartum --> Khartum
Eritreia --> Asmara
Etiópia --> Adis Abeba
Jibuti/Djibuti --> Jibuti/Djibouti
Somália --> Mogadíscio
Camarões --> Iaundé (Yaoundé)
São Tomé e Príncipe --> São Tomé
Guiné Equatorial --> Malabo
República Centro-Africana --> Bangui
Gabão --> Cidade Livre/Librevile (Libreville)
Congo --> Brazavile (Brazzaville)
R. D. Congo --> Quinchasa (Kinshasa)
Uganda --> Campala (Kampala)
Quénia --> Nairobi
Ruanda --> Quigali (Kigali)
Burundi --> Bujumbura
Tanzânia --> Dodoma
Angola --> Luanda
Zâmbia --> Lusaca (Lusaka)
Malaui (Malawi) --> Lilongué
Moçambique --> Maputo
Namíbia --> Vinduque (Windhoek)
Botsuana (Botswana) --> Gaborone
Zimbabué --> Harare
África do Sul --> Pretória
Lesoto --> Maseru
Suazilândia --> Mbabane
Madagáscar --> Antananarivo
Comores --> Moroni
Maurícia --> Porto Luís (Port-Louis)
Seicheles (Seychelles) --> Vitória (Victoria)
Austrália --> Camberra
Nova Zelândia --> Uélington (Wellington)
Palau --> Coror (Koror)
Ilhas Márchal (Ilhas Marshall) --> Majuro
Papua Nova Guiné --> Porto Móresbi (Port Moresby)
Ilhas Salomão --> Honiara
Nauru --> Iaren (Yaren)
Vanuatu --> Porto Vila (Port Vila)
Nova Caledónia --> Nouméa
Kiribati --> Bairiqui (Bairiki)
Tuvalu --> Funafuti
Fiji --> Suva
Samoa Ocidental --> Apia
Samoa Americana --> Pago Pago
Tonga --> Nucualofa (Nuku'alofa)
Ilhas Cook --> Avarua
Polinésia Francesa --> Papeete
quarta-feira, 11 de março de 2009
O estado da educação
"Portaste-te mal na escola e o professor deu-te uma surra.
1979: Em casa levavas mais, porque 'alguma deves ter feito'".
O caso que vou relatar de seguida deve ter, infelizmente, muitos casos gémeos pelo país fora e que espelham o vírus em que se tornaram os encarregados de educação do nosso país.
Conheço um professor que está a dar Inglês nas Actividades de Enriquecimento Curricular, para o 1.º ciclo.
Após quatro meses numa escola, a Associação de Pais veio dizer-lhe que prescindia dos seus serviços, porque alunas ficavam com dores de cabeça nas aulas por causa do barulho insuportável que ecoava na sala. De quem foi a culpa? Do professor, claro, era ele que os mandava fazer barulho, pelos vistos.
Depois, noutra escola, o mesmo professor vê um aluno a bater (mas bater mesmo com raiva) em duas colegas já à saída da sala, no final de uma aula. Para travar a situação, o professor segura no rapaz abanando-o com as mãos no pescoço (sem o apertar). O aluno chora, faz queixinhas à representante da Associação de Pais, e o professor conta o que se passou. Quando os pais vêm a saber do caso, semanas depois, de imediato fazem queixa directamente na DREL, sem conhecimento da Associação de Pais nem Conselho Executivo, e o professor fica a braços com uma eventual investigação da DREL por causa de umas mãos no pescoço (uma verdadeira brutalidade, uma vil situação de maus tratos a crianças, um eterno trauma para a criança, um quase homicídio). No meio disto tudo, a Associação de Pais reuniu com o professor e propôs-lhe duas soluções:
1- sair por si próprio;
2- continuar suspenso das actividades até que a DREL resolvesse o caso.
O professor saiu por si próprio, porque andar com a DREL atrás de si é mais ou menos semelhante a ouvir a música do programa do Provedor do Telespectador um milhão de vezes vezes seguidas.
Em conclusão, os paizinhos fazem o que querem dos professores. Consideram os seus meninos como cristais, que podem desobedecer à vontade aos professores, e se algo lhes acontece, a culpa é do professor, que não se pode indignar e muito menos reagir a actos de indisciplina e violência por parte dos alunos uns com os outros (quando não é com o próprio professor). O que fazer? Deixá-los assim? Esperar uns anos e ver os miúdos a fazerem o que querem, muito possivelmente a incorrerem na delinquência juvenil e a formarem grupos rivais desde cedo na adolescência? A usarem os meios mais nocivos para obterem tudo o que querem? A despreocuparem-se por completo pelo seu futuro?
E os pais, ficarão satisfeitos se um dia eles próprios forem as vítimas da ira dos filhos?
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Outra vez o Magalhães
sábado, 14 de fevereiro de 2009
Carnaval
1- Porque é que a esmagadora maioria dos homens que se mascaram se mascara de mulher? É raro ver uma mulher mascarada de homem... que paneleirice!
2- No outro dia, na Assembleia da República, ouve-se Paulo Rangel a falar "tentativa de vitimização do primeiro-ministro" e ouve-se alguém da bancada do PSD a gritar "PALHAÇO", como um qualquer adepto de futebol a barafustar contra um jogador da equipa adversária ou contra o árbitro! Adorava poder colocar um vídeo com esse momento... Resta saber se vemos palhaços mascarados de deputados ou deputados mascarados de palhaços :x
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Dia dos Namorados
No outro dia, recebi um mail a dizer para se oferecer ao namorado ou à namorada... a ÚLTIMA VERSÃO DO ANTI-VÍRUS! Sucesso garantido.
Por coincidência de datas, também vejo a UZO enquadrada nesta contexto: presentemente, e até ao dia 13, estão a oferecer um computador Magalhães para quem carregar com 10€ ou mais o seu telemóvel. Claramente outra prenda linda de se oferecer!
Vocativos
Outra coisa muito interessante é quando uma pessoa diz o nome da outra não estando a falar com mais ninguém: "Vou à mercearia, fulano". E o engraçado é que isto já passou para as conversações na internet e para as mensagens escritas de telemóvel. "Feliz aniversário, sicrano" --> a pessoa sabe perfeitamente que a mensagem é dirigida a ela.
Fora já do âmbito dos vocativos, que dizer das pessoas que ligam para o telemóvel das outras e se identificam, sabendo que quem recebe a chamada já sabe quem lhe telefona?
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
A crise
As implicações disto actualmente são uma verdadeira espiral: não se vende, o preço baixa. Baixa o preço, as empresas perdem lucro. Perdendo o lucro, têm de despedir trabalhadores. E com trabalhadores no desemprego, menos dinheiro há para consumir.
A população em geral vai sofrer e bastante. Vai querer desfazer-se do que passará a considerar supérfluo e não haverá ninguém a querer ou a poder comprar. Não faço ideia de quanto tempo isto poderá demorar, mas na minha opinião o fim da crise apenas chegará quando se sentir necessidade de determinados produtos. Aí sim recomeçará a produção em massa e a criação de empresas por toda a parte, até que se chegue a novo ponto de rebentamento...
Barack Obama
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
Fim da Roda da Sorte
Quem gosta do Herman José não pode deixar de sentir já alguma nostalgia ao ver a Roda da Sorte. Li algures que o fim deste programa significa também o fim da "terapia de final do dia".
Confesso que o programa per si nada tem de novo, de especial ou mesmo de atractivo. Vale pelo apresentador. Pelas maluqueiras, pelo improviso, pelas piadas, pelas invenções, pelas provocações. Vale pelo Herman José.
Ele é a alma do programa. É quem lhe dá dinamismo e interesse. As suas maluqueiras a cozinhar em estúdio ou a pôr discos num gira-discos antigo que comprou na internet, são o que dá valor ao programa e atrai o telespectador. Este é um programa feito de pormenores.
E se do programa nada de novo podemos esperar, já do apresentador, temos a certeza de que o programa de hoje nunca será igual ao de ontem. Esta é a minha opinião. Infelizmente não é partilhada por muitos. E à custa disso, o programa vai ser retirado do ar no final deste ano.
Em Janeiro, às 19h, estreia o novo formato diário do Nós Por Cá, sendo esta mais uma das inúmeras tentativas da SIC para recuperar algum amor-próprio no horário das 19h/20h. É bem possível que o novo programa faça melhores resultados que a Roda da Sorte, mas sem dúvida alguma que, a sensação provocada no telespectador será diferente.
Ver o Herman ao fim do dia, é de facto uma terapia. É entretenimento. O Nós Por Cá arrisca-se a ser uma espécie de pré-Jornal da Noite. Será sempre inevitável falar dos problemas das populações, que por muito ligeiros que sejam, nunca permitirão que a Conceição Lino cozinhe em estúdio ou ponha discos de cantores antigos.
Subscrevo inteiramente. E mandei duas mensagens para participar!