terça-feira, 21 de abril de 2009

Televisão Digital Terrestre

EEEEEEEEEEEEEEEEEEH BOA, ESTÁ A CHEGAR A TDT!!!

Tenho tudo a favor da TDT, mas faço questão de alertar que estamos prestes a assistir a um puro exemplo do que é o gamanço. Ora bem:

1. Para se ter a TDT, ou se compram televisores apetrechados para a poder receber, ou se compram descodificadores (note-se: um descodificador por cada televisor, que fique bem claro) para se poder receber o sinal.

2. Proliferará a venda de aparelhos (tanto de televisores como de descodificadores) que serão comercializados como estando aptos para a recepção do sinal da TDT, mas sem estarem de facto equipados para tal - e palpita-me que não será apenas na Feira da Ladra;

3. Nas zonas rurais, com população mais idosa, menos instruída e a quem pouca diferença faz se há 3 ou se há 4 canais, será previsível que apareça um sem-número de vigaristas que se fazem passar por vendedores de televisores ou de aparelhos para a TDT, pretendendo apenas extorquir dinheiro aos pobres desgraçados que têm vergonha de parecer mal diante deles. Por isso, exorto todas as pessoas que tiverem familiares em zonas rurais (sobretudo idosos), sabendo elas que eles terão bastante dificuldade em lidar com o que é verdadeiro e o que não é, a tomarem a iniciativa de comprarem os equipamentos necessários à instalação da TDT e a pedirem afincadamente aos familiares para rejeitarem qualquer compra de algum aparelho electrónico relacionado com a TDT, mesmo que seja verdadeiro.

4. Ouve-se dizer que a Portugal Telecom vai subsidiar ou até mesmo suportar na totalidade a aquisição dos aparelhos. Hoje em dia já ninguém é enganado por uma afirmação destas. Com efeito, até acredito que a Portugal Telecom pode até oferecer aparelhos para a TDT, em troca de fidelização à MEO, ou à TMN, ou ao próprio serviço telefónico da Portugal Telecom. Fora isso, esqueçam.

5. Por fim, a lista de canais!! Segundo o que se ouve, com a TDT teremos 5 (cinco) canais livres! Uau, que espanto! Uma verdadeira revolução! E o resto do espaço fica reservado a canais pagos... Ora vejamos: se eu disser que em Espanha há vinte e tal canais livres pela TDT, fora os canais regionais... há aqui qualquer coisa que não bate certo. Além disto, sendo a RTP financiada pelos impostos, parece-me legítimo que toda a gente possa ter acesso a todos os canais da RTP que não sejam de âmbito regional: RTP1, RTP2, RTPN e RTP Memória. Pode argumentar-se que a RTP Internacional, RTP África, RTP Açores e RTP Madeira estarão dedicadas a um público residente fora do continente e, por isso, não faria muito sentido incluí-las. E sendo asim já seriam 7 canais. Mas... seria assim tão escandaloso incluir os outros canais portugueses? SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Radical, TVI24, Porto Canal, AR TV? É que assim já seriam 13... e continuaria a sobrar espaço de sobra para canais pagos.

Sem comentários: