Infelizmente, estou a crer que este evento se tornará um fracasso. Mas antes de explicar porquê, gostava de fazer algumas críticas:
- O Estádio Nacional deveria ser o "Estádio Olímpico" do evento. Afinal de contas, tem capacidade para 40 mil espectadores (sabemos que não enche, mas bolas...) e poderia acolher o atletismo e a maior parte dos jogos de futebol. Mas não, só vai acolher dois joguinhos de futebol. Assim de facto começa a não espantar que queiram mudar a final da Taça de Portugal para outro sítio, pois o seu argumento de que o Estádio Nacional só é utilizado uma vez por ano começa a tornar-se válido.
- No outro dia estavam a mostrar imagens do atletismo. E via-se que as marcas apareciam em mostradores manuais, semlehantes aos usados no Troféu de Atletismo do Seixal! Que obsoletismo completo!
Mas a grande razão pela qual eu acho que os Jogos da Lusofonia se tornarão um fracasso é a péssima divulgação que foi feita. Estou capaz de dizer que só 10% da população portuguesa sabe que estão a decorrer uns Jogos da Lusofonia, e será porque no sábado à noite andaram a fazer zapping e deram com a cerimónia de abertura na RTP1. E a RTP é uma das grandes culpadas por este fracasso: tanto empenho com as 7 maravilhas de origem portuguesa no mundo e, agora que havia uma grande oportunidade de unir a lusofonia e de os portugueses terem uma percepção real do contexto da lusofonia, os Jogos são tratados como uma coisa qualquer que por acaso acontece na região de Lisboa. Transmissões só de futebol e futsal (e acho que pouco ou nada mais), falta de informação absolutamente gritante... tudo isto leva a um desinteresse generalizado do público. Não espanta que todos os recintos desportivos estejam às moscas, pois quem deveria ter a obrigação de divulgar amplamente o evento não o fez.
Uma iniciativa tão louvável que está condenada ao fracasso... Temo pela sua continuidade em anos futuros.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário