sábado, 31 de dezembro de 2011

Momentos desportivos do ano de 2011

Era para escolher dez momentos desportivos de 2011, mas como não queria deixar nenhum de fora, escolhi onze. Reflectem apenas as minhas escolhas em desportos que costumo acompanhar.

Momento 1:

13 de Março

Magdalena Neuner consegue o milagre



Campeonatos do mundo de biatlo, em Hanty-Mansijsk, na Rússia. Na prova de estafetas femininas, à entrada para a última volta, a Ucrânia estava à beira de criar sensação e ainda contava com a grande atiradora Oksana Hvostenko para o último percurso. A Alemanha, a mais de um minuto de diferença, estava fora das medalhas, sendo à partida a grande favorita. Mas Neuner provou que não estava tudo perdido...


Momento 2:

3 de Abril

Nick Nuyens derrota Cancellara e Chavanel



A Volta à Flandres foi considerada a corrida de ciclismo mais espectacular de 2011. Para tal, há que destacar a atitude atacante de Sylvain Chavanel, Fabian Cancellara e Philippe Gilbert contra o tacticismo de Tom Boonen. Mas após duzentos e muitos quilómetros, as forças começam a faltar e Nick Nuyens deu uma das poucas alegrias à Saxo Bank (e Contador em Maio venceria o Giro d'Italia), com o grande resultado da sua carreira.


Momento 3:

27 de Abril

Lionel Messi desfaz as dúvidas



1.ª mão das meias-finais da Liga dos Campeões. Barcelona e Real Madrid defrontavam-se pela terceira vez no mês de Abril e o Real Madrid estava moralizado após a vitória sobre o eterno rival na final da Taça do Rei. Com 0:1 no marcador, o Barcelona limitava-se a segurar a bola para partir em vantagem para o jogo da segunda mão. Mas Messi resolve arriscar... e o resto é história.


Momento 4:

2 de Maio

John Higgins reergue-se



John Higgins tinha sido suspenso preventivamente por alegado envolvimento em apostas ilegais durante o ano de 2010. Após ter sido ilibado e ter falhado alguns torneios devido à suspensão, Higgins chegou à final do Campeonato do Mundo contra a grande revelação Judd Trump, o preferido do público. Com 17:15 no marcador, Trump acalentava uma réstia de esperança, mas o escocês ainda tinha um trunfo na manga...


Momento 5:

12 de Junho

Sebastian Vettel não estava sozinho...




O Grande Prémio do Canadá contou com vários incidentes devido à chuva torrencial que atrasou o início da corrida e a prolongou por bastante tempo. Sebastian Vettel parecia passar incólume contra tudo o que se passava na pista, mas alguém, vindo do final do pelotão e tendo-se envolvido num incidente com um colega de equipa (!) iria destronar o germânico: Jenson Button!


Momento 6:

3 de Julho

Novak Đoković consagra-se definitivamente como o número 1



2011 foi um ano fantástico para o sérvio. Vencera todos os torneios que disputara até Maio e era seguramente o tenista em melhor forma do circuito ATP. Mas faltava-lhe vencer em Roland Garros e em Wimbledon. Falhou na terra batida parisiense, sucumbindo perante um ressuscitado Roger Federer. Mas no torneio mais importante do mundo, Đoković, com um ténis magistral, retirou Rafael Nadal do topo da hierarquia do ténis.


Momento 7:

21 de Julho

Andy Schleck tentou, e quase conseguia



Talvez a grande vedeta do desporto luxemburguês nunca venha a ganhar a Volta a França, mas ninguém o pode criticar por não tentar. A etapa 18 do Tour contava com passagens pelo Col d'Agnel, Col du Izoard e chegada ao alto no Col du Galibier! Thomas Voeckler segurava surpreendentemente a camisola amarela, Contador ainda estava na luta e Cadel Evans tinha tudo a seu favor. Eis que, em pleno Col du Izoard, a 60 km da meta, Andy Schleck se lança para o desconhecido e ganha a etapa e quase retira a camisola amarela a Voeckler, que se defendeu bravamente. Contador viria a ceder tempo e Cadel Evans fez a perseguição da sua vida.


Momento 8:

24 de Julho

Uruguai coroado na América do Sul



Argentina e Brasil são os países que mais bons jogadores fornecem ao mundo. No entanto, dentro do campo, só podem jogar onze em simultâneo, pelo que as diferenças se esbatem.
O Uruguai tinha sido um surpreendente quarto classificado no Campeonato do Mundo na África do Sul, ainda que no jogo dos quartos-de-final tenha superado injustamente o Gana após o desempate pelas grandes penalidades depois de Luis Suárez ter evitado um golo com a mão e Asamoah Gyan ter falhado o penalty já numa fase adiantada do prolongamento. Agora era a vez de provar esse resultado, e o Uruguai foi sem dúvida a grande selecção da Copa América de 2011.


Momento 9:

28 de Agosto

Usain Bolt "atingido" pela pistola




Final dos 100 metros no Campeonato do Mundo. Bolt, com a sua descontracção habitual de quem sabe que "é canja", teve tanta pressa em resolver a questão que... foi desclassificado por falsa partida. No entanto, o jamaicano iria redimir-se com as medalhas de ouro nos 200 metros e nos 4x100 metros. Mas ficou a lição de que os títulos só se conquistam depois do risco de meta...


Momento 10:

4 de Setembro

Mo Farah quebra hegemonia africana



Mo Farah, nascido na Somália, tinha pela frente a tradicional oposição dos sempre favoritos etíopes e quenianos (ainda que nem todos tivessem a representar a Etiópia e o Quénia). E venceu-os, mesmo depois de se ter desgastado uns dias antes com o seu brilhante segundo lugar nos 10 mil metros!


Momento 11:

21 de Setembro

Tony Martin, novo senhor do contra-relógio



Após um domínio esmagador da Fabian Cancellara nos últimos anos, a Alemanha encontrou um sucessor à altura para Jan Ullrich. E este senhor promete não ficar por aqui...

sábado, 24 de dezembro de 2011

Telejornal do dia de Natal

Sugiro ao leitor que se aborreça a ver os telejornais no dia de Natal e confira se eles seguem o seguinte alinhamento:

1. Notícias normais.

2. Notícia sobre a operação de Natal da GNR, seguida de uma reportagem em directo com um capitão da GNR que dirá o número de acidentes, mortos e feridos. O/A jornalista perguntar-lhe-á se tem recomendações a dizer aos automobilistas, ao que ele responderá para que tenham cuidado com os pneus, para evitarem o consumo de álcool, as manobras perigosas e o excesso de velocidade. Se quiser gozar com o/a jornalista, ainda pode ser que diga para os automobilistas lavarem os dentes depois das refeições.

3. Notícia sobre o dinheiro levantado no multibanco na quadra natalícia e comparação com o período homólogo do ano anterior, como se fosse a taxa de desemprego. Seguir-se-á uma reportagem em directo num centro comercial, "onde alguns portugueses ainda estão a fazer as últimas compras". O/A repórter pergunta a alguém que lá esteja "Então deixou as compras para a última hora?" ao que se seguirá a seguinte resposta: "Ah nós somos portugueses, deixamos sempre tudo para a última da hora", com um sorriso amarelo.

4. Reportagem com uma família que cumpriu a tradição toda do Natal, com ceia com bacalhau et alii, missa do Galo e presentes junto aos sapatinhos.

5. Reportagem sobre estabelecimentos de restauração ou hoteleiros que fazem ceias de Natal que não têm bacalhau nem nada que se pareça.

6. Reportagem com uma instituição que está a dar comida a pobres/sem-abrigo.

7. Reportagem com gente que não pode festejar o Natal porque está a trabalhar.

8. Reportagem sobre o madeiro.

9. Caras da estação televisiva aparecem com parte do traje de Pai Natal a desejarem um feliz Natal.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pensamentos

Isto já era para ter sido dito há algum tempo, mas assim digo tudo de uma vez:

1) Estou curiosíssimo para saber o comportamento do Partido Comunista na Assembleia da República em relação às mortes de Václav Havel e de Kim Jong Il;
2) Ainda em relação ao Partido Comunista, proponho um desafio aos seus membros: tentem estar cinco minutos seguidos sem dizer "trabalhadores";

3) Chegará o dia em que um carro mitra passará ópera a altos berros;
4) A melhor notícia que podem dar a um músico português é porem uma música sua num anúncio de televisão ou numa telenovela;
5) A musiquinha dos novos anúncios da TDT mais parece saída de um anúncio qualquer da segurança social a proteger os velhinhos.

domingo, 23 de outubro de 2011

A Bola online VII

"Wilson Eduardo remata à entrada da área, num remate que parecia bem colocado, mas a bola é desviada por Olegário Benquerença."

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Êxitos do Verão

Com a minha cuidada reflexão, que durou aí uns 7 ou 8 segundos, cheguei à conclusão de que os grandes êxitos musicais deste Verão foram o OI OI OI e o IO IO IO.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Modelo e Continente

O Natal aproxima-se e eis que vai surgindo nas cabeças da população em geral uma dúvida difícil de esclarecer, tendo em conta que o Continente se apropriou do Modelo:

O que vai acontecer à Leopoldina e à Popota?

Em teoria, a Popota seria enterrada porque a Leopoldina pertence à marca dominante. Mas a verdade é que a Popota hoje em dia é uma figura emblemática e reconhecida por uns 130% da população portuguesa.
Será que vão "actuar" em dueto?
Teremos uma Leopopotaldina, com corpo de hipopótamo e cabeça de avestruz?
A Leopoldina será extinta devido à sua idade avançada?
O Tony Carreira vai voar com a Popota no dorso da Leopoldina?
A Popota dança com o Tony Carreira à espera dos presentes que a Leopoldina traz?

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Antídoto anti-Sporting

O leitor é daqueles benfiquistas e está farto das piadinhas parvas dos sportinguistas de cada vez que o Benfica sofre um revés, sabendo-se que normalmente o Sporting faz ou fará figura pior?

Copie o seguinte questionário para o Microsoft Word ou para o Bloco de Notas, leve-o consigo na carteira e apresente-o a um sportinguista de cada vez que for importunado, desafiando-o a dar as respostas correctas.

1. Nas últimas 8 épocas, qual destes clubes terminou o campeonato duas vezes mais perto do último classificado que do primeiro?

a) Benfica
b) Braga
c) Sporting

2. Nos últimos 50 anos, qual destes clubes nunca conseguiu ser campeão duas vezes seguidas?

a) Benfica
b) Porto
c) Sporting

3. Qual destes clubes tem mais derrotas que vitórias em jogos da Taça dos Campeões Europeus / Liga dos Campeões?

a) Benfica
b) Porto
c) Sporting

4. Qual destes clubes foi eliminado por 12-1 no conjunto das duas mãos de uma eliminatória nas competições europeias?

a) Benfica
b) Paços de Ferreira
c) Sporting

5. Qual destes clubes tem menos de 20 títulos de campeão nacional?

a) Benfica
b) Porto
c) Sporting

6. Qual destes clubes já terminou o campeonato em 5º lugar por quatro ocasiões?

a) Benfica
b) Sporting

7. Qual destes clubes terminou o campeonato mais vezes em 3º ou pior do que nos dois primeiros lugares?

a) Benfica
b) Porto
c) Sporting

8. Qual destes clubes ganhou menos Taças de Portugal?

a) Benfica
b) Porto
c) Sporting

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Viva Melhor

Nunca me deixei seduzir por produtos publicitados na televisão, sobretudo se supostamente eles melhoram a saúde.
Há uns tempos veio a vaga do Viva Melhor, um conjunto de umas coisas quaisquer que pagas, lidas, feitas e ingeridas fazem viver melhor. Como é que me dei conta disto? Em programas do Goucha e análogos lá aparecia sempre alguém brasileiro a publicitar o produto, sempre com a cumplicidade do/a apresentador/a de serviço.
Já era para ter escrito este texto há alguns dias, mas hoje vi uma mulher portuguesa a fazer a promoção!! Mesmo assim, não me conformo: enquanto não for um português com bigode e sotaque nortenho bastante vincado a promover o Viva Melhor, não contem comigo para engrossar a conta bancária desses senhores.

sábado, 16 de julho de 2011

Isto irrita! XI

Detesto que:

a) me respondam com a palavra "negativo" em vez de "não";

b) ao pronunciarem as letras, digam "Alfa", "Beta", "Charlie", "Delta", etc., em vez de A, B, C, D, e ainda sejam pedantes ao ponto de chamar a isso alfabeto fonético;

c) que a máquina do Multibanco me diga "retire o seu dinheiro" depois de eu o ter feito.

sábado, 18 de junho de 2011

Novo governo

Análise ao elenco do governo que dentro em pouco tomará posse:

Paulo Portas, ministro dos negócios estrangeiros

Escolhido para esta passa para não chatear muito o primeiro-ministro.

Vítor Gaspar, ministro das finanças

Não o conheço; boa sorte.

Álvaro Santos Pereira, ministro da economia

Não sei de quem se trata; boa sorte.

Miguel Macedo, ministro da administração interna

Eis que chegou o primeiro amiguinho chato.

Aguiar Branco, ministro da defesa

"Dou-te um ministério para não me chateares nos próximos tempos"

Miguel Relvas, ministro dos assuntos parlamentares

O segundo amiguinho chato, sendo que esta é a pasta tipicamente destinada aos amiguinhos que não sabem fazer mais nada.

Paula Teixeira da Cruz, ministra da justiça

A mulher deve ter ficado toda contente, pois assim deve continuar a passar os seus dias a fumar, que deve ser aquilo que mais faz.

Nuno Crato, ministro da educação

Este tem sido um bota-abaixo das políticas educativas, criticando sobretudo a baixa exigência em algumas disciplinas. Está na hora de pôr isto na ordem.

Paulo Macedo, ministro da saúde

Não o conheço, mas partilhar o apelido com o da administração interna já não é bom sinal.

Maria da Assunção Cristas, ministra do ambiente, agricultura, mar, território e mais outra coisa qualquer que entretanto apareça

Gostei muito das suas intervenções como deputada. Agora vamos ver como se comporta no poder.

Pedro Mota Soares, ministério dos assuntos sociais

Outro bom deputado; vamos lá ver se consegue com que os maquinistas da CP façam greve 8 dias por semana.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Bin Laden

Nunca vi a morte de alguém ser tão festejada...
Naturalmente que o líder dos terroristas não fazia cá falta nenhuma, por isso não me parece que deixe cá saudades.
Mas a grande questão relaciona-se com a ética. Por definição, o ser humano não deseja a morte de ninguém, mas pelos vistos, nestes casos considera legítimo que tal aconteça. Tratava-se de um objectivo declarado, a morte de Bin Laden. Até que ponto isto vai contra os Direitos Humanos?
Não me surpreenderia nada que a extrema esquerda argumentasse que os EUA cometeram o acto terrorista de assassinar um terrorista, que para a extrema esquerda nunca chegou a sê-lo.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Animais com direito de voto?

A Liga Portuguesa dos Direitos do Animal defende que os animais deveriam poder exercer o seu direito de voto já nas próximas eleições autárquicas, em 2013. Nas palavras de um dos responsáveis desta organização, Asdrúbal Falcão Porquinho-da-Índia, "continua a verificar-se uma discriminação gritante para com os animais, que já não faz sentido na sociedade do século XXI. Os animais devem ter o direito a poder escolher quem domina o chão que pisam e furam, o céu por onde voam e as superfícies aquáticas por onde nadam."
Instado sobre o procedimento de voto dos animais, Falcão Porquinho-da-Índia argumentou: "Numa primeira fase, poderia-se experimentar com alguns animais: no caso dos bovinos, o local da bosta indicaria a intenção de voto; os canídeos teriam rodas de automóvel que simbolizariam os candidatos, sendo que aquela sobre a qual o animal resolvesse urinar seria a eleita; as galinhas escolheriam o seu candidato pondo um ovo sobre o seu símbolo; os pica-paus picariam o símbolo do seu candidato; as aranhas seriam colocadas numa superfície poligonal e cada vértice corresponderia a um candidato - o voto seria exercido por meio da construção de uma teia num determinado vértice".
Esta iniciativa conta com o apoio do PEV e deverá ser discutida na Assembleia da República no próximo mês de Junho.

sábado, 26 de março de 2011

Censos 2011

Será que era assim tão importante saber se estava em casa às 0:00 do dia 21 de Março?

Acho que seria bem mais interessante se questionassem sobre:

- preferência clubística, para acabar de vez com suposições;
- número de pares de sapatos (para as mulheres saberem contar até 50);
- média de mensagens de telemóvel enviadas por dia;
- se o recenseado pratica actividade física (e se sim, qual/is);
- número de refeições diárias;
- quantas e quais são as línguas dominadas e compreendidas pelo recenseado;
- frequência com que se lê livros;
- gastos com medicação;
- número de vezes que o recenseado levou um carro à inspecção;
- frequência com que o recenseado entra num centro comercial (sem ser para trabalhar no seu interior);
- número de horas passadas na praia entre Maio e Outubro;
- frequência com que o recenseado se embebeda propositadamente;
- se o recenseado é adepto da poligamia;
- frequência com que o recenseado é chateado por carraças da ZON;
- qual o carro que mais rapidamente se associa a alguém mitra;
- número de horas por semana que o recenseado dedica a jogar qualquer jogo que acabe em -ville.

terça-feira, 22 de março de 2011

Vocabulário nos Morangos com Açúcar

No outro dia calhou estar em casa de uma amiga e estar a dar na televisão a telenovela Morangos com Açúcar.
Eis que a dada altura uma das jovens personagens (aí com uns 11 anos) diz esta fantástica frase, com ar muito preocupado:

"As consequências de [não percebi de que era] foram nefastas".

Esclareça-se: nenhum miúdo de 11 anos diz que a consequência do que quer que seja foi nefasta, usando aquelas palavras. Se o objectivo dos Morangos com Açúcar é retratar a juventude tal como ela é, então tem de rever urgentemente o nível vocabular usado pelos actores e inserir calão, palavrões, erros de concordância, expressões como "tipo... tipo coiso, tipo", etc. Se o objectivo é enriquecer a linguagem juvenil, continuem como estão.

sábado, 29 de janeiro de 2011