quinta-feira, 19 de março de 2009

Desporto na RTP

A RTP 2 vai transmitir em directo os jogos da selecção nacional no apuramento para o campeonato da Europa de 2010. Boa notícia, ainda para mais se tivermos em conta que um dos jogos é já hoje, uma quinta-feira. Pensava que a RTP tinha abandonado as transmissões desportivas (exceptuando atletismo) durante a semana, mas felizmente abriu uma excepção.

Nas tardes de sábado e domingo a RTP transmite uma panóplia de desportos (e bem), o que pelo menos sempre dá para calar aqueles que estão sempre a dizer que só dá futebol, etc, a conversa do costume.
No entanto, há várias coisas que, na minha opinião, necessitam de ser melhoradas:

1. O Desporto 2 tem um horário demasiadamente rígido. Tem de ter sempre quatro horas quer haja coisas para as preencher, quer não as haja. O problema é que em parte dos vezes há coisas que ficam por transmitir e noutras há repetições desnecessárias, muitas vezes até de "notícias" que passaram N vezes nos noticiários da RTP. Pegue-se no exemplo da TVE: o "Teledeporte 2" começa à hora que tiver de começar e acaba à hora a que tiver de acabar. Tanto pode demorar 2 ou 3 horas como pode demorar nove.

2. A RTP devia ter a obrigação de transmitir os jogos de hóquei em patins (porque é quem tem os direitos) pelo menos duas vezes por mês. E os jogos das competições europeias de basquetebol, andebol e voleibol, que ninguém lhes pega? O campeonato nacional de rugby também não tem "dono". E os jogos da selecção nacional da Taça Davis, em ténis? E a transmissão dos campeonatos nacionais de ciclismo e atletismo (nisto o prof. Moniz Pereira tem razão)? Será exagerado falar nas provas por etapas do ciclismo em Portugal (ao menos as internacionais) ou as principais corridas de atletismo que não envolvam passar as pontes sobre o Rio Tejo? Campeonatos internacionais de remo e canoagem, por exemplo, onde até há atletas olímpicos, onde estão?

3. Vamos admitir que é muita coisa para um canal só. Porque não haver um Teledeporte português, acessível a todos pela televisão por cabo, ou, futuramente, pela TDT, como em Espanha? E se tivermos em conta que no canal espanhol citado se transmite Roland Garros, os Masters Series de Ténis, as grandes provas de ciclismo e atletismo internacionais, e outros eventos que aqui só passam na Sport TV...

Sem comentários: