sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Eleições, João Sousa, Rui Costa e "Benfica"

Eleições autárquicas

As eleições autárquicas consagraram Judite de Sousa: o seu futuro ex-marido (segundo o que li) Fernando Seara levou um banho de todo o tamanho, e a conceituada jornalista conseguiu manter o suspense sobre o que iria passar na sua estação após o término daquele efémero acompanhamento das eleições: "... já a seguir, o novo programa apresentado por Teresa Guilherme" [sic]. Afinal era mesmo a Casa dos SIGRHEdos. (Eu sei que ninguém ou quase ninguém saberá porque é que eu escrevi SIGHREdos em vez de Segredos)

Na RTP, o novo positivista da política portuguesa, Paulo Portas [ena, 5 palavras em 6 começadas por P], estava todo contente por o CDS passar de uma para cinco câmaras municipais, referindo-se ao facto como "um aumento de 500%" [sic]. Façam bem as contas a ver se o aumento é mesmo de 500%. Vão ver que não é.
Continuou regozijando-se que Rui Moreira venceu no Porto porque o CDS se colou a ele. Mas alguém acha que Rui Moreira ganhou porque o CDS o apoiava. Toda a gente sabe que não é o CDS que influencia os votos no Porto. Se me disserem Pinto da Costa, Miguel Sousa Tavares e, até... o candidato a amante do Cristiano Ronaldo, Hugo Gilberto, até acredito.
Não seixa de ser curioso que tenha sido um independente anti-Lisboa a vencer a autarquia portuense. Será que é desta que o Porto vai deixar de ser "uma nação" para se constituir como um Estado soberano? Segundo as Nações Unidas, os povos têm direito à sua auto-determinação.

Ninguém falou que o derrotado em Vila Nova de Gaia foi Pinto da Costa - pelo menos, desconheço qualquer ligação entre Eduardo Rodrigues e o símbolo-mor da corrupção em Portugal.
O corrupto genético Guilherme Aguiar e o touro de lide do PSD Carlos Abreu Amorim vão mas é ficar sentadinhos a mandarem as suas larachas na SIC e na RTP, como tanto gostam. Poder, zero.

A RTP conseguiu enganar os telespectadores metendo um ticker com os resultados que volta e meia era desmentido por uns tais "ÚLTIMA HORA", que no caso de Vila Real foram um barrete total. O ticker a dar o PSD à frente em Vila Real só com 2 freguesias apuradas e o ÚLTIMA HORA a dizer "PS rouba [gosto do vocábulo aplicado à classe política] Vila Real ao PSD". Foi por pouco, mas o PSD é que ganhou.
José Rodrigues dos Santos anunciou que a emissão só terminaria após a contagem do último voto. Acabou e estavam centenas e centenas de freguesias por apurar.


João Sousa

João Sousa venceu o torneio ATP 250 de Kuala Lumpur, derrotando Julien Benneteau e conseguindo o maior feito de sempre do ténis português, se calhar talvez até a maior vitória portuguesa sobre a França desde a Batalha do Buçaco.
Não está em causa o mérito desportivo do vimaranense: ganhar qualquer torneio de ténis é bem difícil, porque o nível médio actual dos tenistas é bem elevado. Mas era um torneio ATP 250, o que equivale a dizer que era de 3ª categoria. Se fosse Benneteau a ganhar, teria o direito a um rodapézito em França.
A forma como a RTP deu a notícia foi no mínimo sui generis: o grande destaque pertenceu a Cavaco Silva (tanto ou mais que a João Sousa) e as imagens que mostraram de João Sousa foram de um jogo que não era o da final.


Rui Costa

No caso de Rui Costa já não houve Cavaco Silva. Rui Costa venceu a prova (algo injustamente para um adepto isento de ciclismo, porque se Joaquim Rodríguez fosse português e Rui Costa espanhol o resultado da prova seria considerado injustíssimo) e a RTP foi a correr a casa dos pais dele, uma vez que na RTP Porto toda a gente deve saber onde é que eles moram.
A dada altura Inês Gonçalves conta que a família de Rui Costa viu a prova "na televisão" [sic]. Ai foi? Das duas, uma: ou eles têm antena parabólica ou ainda conseguem apanhar a TDT espanhola. Nenhuma televisão portuguesa transmitiu a prova, o que é completamente inaceitável, ainda para mais tendo em conta que Rui Costa era candidato aos primeiros lugares (até podia ter sido ele a cair em vez de Rigoberto Urán, mas pelo menos a RTP tinha a obrigação de transmitir os Campeonatos do Mundo como faz durante muitos e bons anos).
Mais tarde, na internet, aparecem vídeos intitulados "Rui Costa cala comentadores espanhóis". Eu felizmente já vi muitas vezes ciclismo na TVE (com êxitos e desaires espanhóis) e estava curioso para ver o que tinha acontecido. Nada de especial, o ímpeto do comentador quase se apagou quando viu Rui Costa levantar os braços, seguindo-se um "Que lástima...". Provavelmente a maioria dos portugueses não sabe o que significa essa expressão em espanhol.
Ainda a propósito de comentadores calados, na sexta-feira no hóquei em patins a Argentina ganhou a Portugal, e Paulo Catarro teve de ficar cabisbaixo. Mas os espanhóis é que se calaram!


"Benfica"

"Benfica" e não Benfica, porque este Benfica só merece aspas. É uma imitação qualquer do Benfica.
Jorge Jesus vai na 5ª temporada no Benfica, com o seguinte saldo:
2009/10: com um onze-base constituído por Quim, Maximiliano Pereira, Luisão, David Luiz, Fábio Coentrão, Javi García, Ramires, Ángel Di Maria, Pablo Aimar, Javier Saviola e Óscar Cardozo, foi campeão nacional na última jornada, saiu da Taça de Portugal no Outono e apanhou 4 de um Liverpool em declínio, tendo a equipa mais forte da Liga Europa daquela época.
2010/11: em Setembro, o campeonato estava perdido para o Porto; fez uma prestação miserável na Liga dos Campeões e conseguiu ser eliminado da Liga Europa pelo BRAGA (!) e esbanjou em casa uma vitória de 2-0 contra o Porto no estádio do Ladrão para a Taça de Portugal.
2011/12: no Carnaval, o Benfica tinha 5 pontos de avanço sobre o Porto. Acabou 6 atrás. Drogba riu-se às gargalhadas quando soube que ia jogar contra o Benfica, e tinha razão. Com suplentes o Chelsea ganhou os dois jogos; o Benfica não passou de Dezembro na Taça de Portugal.
2012/13: novamente o Benfica esbanja um avanço de 4 pontos, está a temporada toda sem defesa esquerdo, é outra vez eliminado da Liga dos Campeões com adversários como o Spartak Moskva e o Celtic (!), faz perde jogos decisivos aos 90'+2 minutos, perde a final da Taça de Portugal para o Guimarães depois de estar a ganhar e no fim de tudo isto começam todos à batatada.
2013/14: tudo recomeça como se nada fosse: Cardozo nem sai nem começa a época; Jorge Jesus é o maior; Guillaume Gillet afirma que o Benfica é a equipa mais fraca do pote 1 da Liga dos Campeões (alguém duvida disso?); o Benfica em 8 jogos oficiais só ganha 4; Jorge Jesus arma-se em Rambo em Guimarães, Luís Filipe Vieira perde uma oportunidade de ouro para se livrar dele sem pagar um cêntimo; o Benfica não joga NADA e está tudo bem.
Quando é que isto vai mudar? Será preciso ficar em sétimo lugar?

Sem comentários: